Não Há Deficientes no Brasil
Conselho da pessoa com deficiência acusa IBGE de exclusão
Como é do conhecimento de TODOS, ao longo da trajetória do movimento das pessoas com deficiências, temos enfrentado uma série de exclusões da sociedade, ferindo nosso direito isonômico de cidadãos brasileiros.
Constantemente esbarramos nas barreiras de termos políticas públicas com melhor direcionamento ao nosso segmento, em virtude de não existirem dados reais, precisos sobre quantos somos tipos de deficiências, quais são nossas condições sócio-econômicas, entre outras.
No último Censo do IBGE em 2000, não pudemos ser recenseados com a devida precisão, pois o trabalho deste renomado instituto foi realizado por amostragem a cada 10 residências.
Nos últimos 10 anos as pessoas com deficiência, conquistarão uma série de avanços, muitos dos quais com ajuda do Ministério Público Federal, um grande avanço foi a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, da qual o Brasil é signatário,com status de norma constitucional, sendo reconhecido em nossa Carta Magna.
No Artigo 31 (estatísticas e coletas de dados), da Convenção Sobre o Direito das Pessoas com Deficiência da ONU, em seu artigo primeiro determina a coleta de dados apropriados, em outras palavras, um Censo.
Uma das justificativas para não realizar um Censo com precisão é a demora maior, que levaria para recensear toda pessoa com deficiência; ora, temos a informação que existe um “link” no próprio programa do IBGE para recensear etnias, exemplo: indígenas.
Por que não criar outro “link” para as pessoas com deficiência neste programa? Uma vez que já existe o formulário para isto, elaborado pelo próprio IBGE e empregado como piloto em alguns municípios brasileiros.
Acreditamos que apesar de haver uma demora maior na elaboração do Censo IBGE 2010, teríamos um ganho social muito grande e também um melhor aproveitamento do dinheiro público.
O IBGE NOS RESPONDEU QUE OS QUESTIONÁRIOS JÁ ESTÃO PRONTOS E O CENSO INICIARÁ EM 01 DE AGOSTO E NÃO TEM MAIS TEMPO DE MELHORAR O QUESTIONÁRIO.
Para que as pessoas com deficiência passe a existir, em dados precisos do IBGE no Censo 2010, é hora de UNIÃO!!
VAMOS AGUARDAR MAIS 10 ANOS, ATÉ 2020 PARA PASSARMOS A EXISTIR PRECISAMENTE?
Durante a visita do recenseador do Censo IBGE 2010, foi perguntado se na sua residência havia pessoa com deficiência?
Veja abaixo, o resultado.
7,02% responderam que sim, inclusive foi perguntado qual o tipo de deficiência. Já 2,92% dos leitores
responderam que sim, no entanto não foi perguntado qual o tipo de deficiência. Porém 90,06% dos leitores responderam que não foi perguntado se na sua residência havia pessoa com deficiência.
Após tudo o que foi comentado sobre o Censo IBGE 2010, já esperávamos por um resultado como esse. No entanto, através dessa enquete, foi comprovado QUE MAIS UMA VEZ, FOMOS EXCLUÍDOS DA ESTATÍSTICA SOCIAL BRASILEIRA. Mais uma vez não saberemos o número exato de pessoas com deficiência no Brasil. DOS GRUPOS VULNERÁVEIS SOMENTE O SEGMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NÃO CONSTA EM TODOS OS FORMULÁRIOS. Será que teremos que esperar mais DEZ ANOS para saber realmente quanto somos? Talvez em 2020? E o Ministério Público, o que fará diante dessa situação? De que forma construiremos uma sociedade inclusiva, se até mesmo o Censo IBGE exclui pessoas com deficiência. Um absurdo!
Leia mais: http://www.deficienteciente.com.br/2010/12/resultado-da-enquete-sobre-censo-ibge.html#ixzz1AGHH0kza
Nenhum comentário:
Postar um comentário