terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Parques em São Paulo estão cada vez mais acessíveis

Playground acessível no Parque do Ibirapuera


 
Em diversas regiões da cidade é possível encontrar muita diversão às pessoas com e sem deficiência

Alguns dos maiores parques da cidade de São Paulo, pensando na acessibilidade de seus freqüentadores, contam agora com espaços inclusivos para pessoas com e sem deficiência.


playground inclusivo

O Parque do Ibirapuera, no mês das crianças, inaugurou um playground Inclusivo, com rampas de inclinação suave, inscrições em braile, piso tátil e suportes aéreos ao alcance de crianças sentadas em cadeira de rodas. O espaço propõe brincadeiras que misturam equilíbrio, força e estímulos sensoriais na medida exata para que crianças cadeirantes, cegas, surdas, com deficiência intelectual ou múltipla possam divertir-se com o máximo de autonomia.



Parque Vila Guilherme tem pistas de caminhadas totalmente acessíveis
Já o Parque Vila Guilherme, conhecido também como Parque Trote, tem pistas de caminhadas totalmente acessíveis, contando principalmente com corrimão. Além disso, dentro do parque não há desníveis e o piso tátil facilita a locomoção de cadeirantes e pessoas com deficiência visual, respectivamente. Também dentro desse parque é possível passear pela Trilha dos Sentidos, um jardim com plantas aromáticas e flores de diversas texturas, espaço interessante para o passa-tempo da pessoa com deficiência visual.


pistas de caminhadas totalmente acessíveis
Parque do Trote

Trilha Acessível dentro do Circuito das Árvores no parque Villa Lobos
Dentro de outro parque, o Villa Lobos, existe a Trilha Acessível, dentro do Circuito das Árvores, uma passarela elevada que chega até 3,5 metros de altura e tem uma extensão de 120m, possibilitando a observação da fauna e flora de bosques do Parque, totalmente acessível. Além disso, o parque está dotado de banheiros acessíveis, rampas, telefones para surdos, mapas táteis e marcações padronizadas no solo, para os cegos, além de disponibilziar cadeira de rodas aos usuários. A acessibilidade no parque Villa Lobos foi implementada pelo então diretor, Flávio Werner Scavasin, atual coordenador da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Circuito das Árvores, no Parque Villa-Lobos,

O Circuito das Árvores é uma passarela elevada que chega até 3,5 metros de altura e tem uma extensão de 120m, possibilitando a observação da fauna e flora de bosques do Parque. A estrutura é feita de madeira de reflorestamento cedida pela Estação Experimental de Itapetininga, ligada ao Instituto Florestal - IF e projetada para não impactar a vegetação do local. As espécies de árvores e aves serão identificadas ao longo do caminho.

Endereços:

Parque do Ibirapuera:
Av. Pedro Álvares Cabral – Moema

Parque Vila Guilherme:
Av. Nadir Dias de Figueiredo, 329 - Vila Guilherme

Parque Villa Lobos:
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1655 - Alto de Pinheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário