Bloco da inclusão desce avenida nesta sexta, dia 4, com mais de mil foliões e novidades
Mais de mil foliões entre cadeirantes, colaboradores da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), servidores municipais, idosos do grupo Viva Mais e de grupos espalhados por toda a cidade, vão integrar o Bloco da Inclusão da EMDEC, que desce nesta sexta, dia 4, a Avenida do Samba em Campinas.
A grande novidade do Bloco da Inclusão no Carnaval Oficial deste ano será a participação, pela primeira vez, de 30 cegos do Pró-Visão e do Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores. E como já é tradição a presença da jardineira da Caprioli, do ano de 1931, que garantirá um revival dos velhos carnavais.
Segundo os organizadores, cada vez mais, o Bloco amplia e traz para o Carnaval, quem normalmente poderia ter alguma dificuldade para participar da folia, uma vez que a EMDEC garante inclusive transporte gratuito nos veículos do Programa de Acessibilidade Inclusiva – PAI-Serviço, para aqueles que se inscreveram e o transporte de idosos dos mais diversos grupos da cidade.
Como nos anos anteriores, os foliões passarão mensagens educativas relacionadas à conscientização para um trânsito mais seguro, abordando a questão dos riscos da bebida x direção e de acidente; e, especialmente, neste ano também as mensagens de conscientização contra a dengue, mote do Carnaval Oficial: “O bicho tá solto. Pega o bicho.”
Adereços e mensagens
Com um só intuito o de promover, com muita alegria, a conscientização do público; os foliões do Bloco da Inclusão entram na festa com chapelões (no formato de cones do trânsito), com camisetas e leques, que trazem as mensagens educativas.
Nos estandartes, a dengue, o uso do cinto de segurança, o respeito ao pedestre e o cuidado que o pedestre deve ter na circulação, principalmente nos dias de folia, são destacados. Serão levadas ao público, ainda, orientações para o uso do transporte coletivo - Corujão, táxi, e sugestões para que os foliões programem caronas com motoristas que não bebem. Vale, inclusive, voltar a pé da folia, se o trajeto for curto e seguro.
A concentração dos foliões será a partir das 19 horas, na entrada do Túnel Joá Penteado. Já a entrada no sambódromo está programada para as 20h.
Segundo a gerente de Educação e Cidadania da EMDEC, Roberta Mantovani, ao abrir o Carnaval, o Bloco da Inclusão tem uma importante responsabilidade: chamar a atenção para o auto-cuidado e a diversão com responsabilidade. “Queremos sensibilizar as pessoas para que as mensagens passadas durante o desfile se espalhem e permaneçam durante todos os dias do Carnaval, para que essa seja uma festa segura para o trânsito e segura para a vida.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário